O que é Linux From Scratch?

O Linux From Scratch (LFS) é um projeto que fornece a você instruções passo-a-passo para construir o seu próprio sistema personalizado Linux, inteiramente a partir do código fonte.

Por que eu desejaria um sistema LFS?

Muitos(as) questionam por que deveriam passar pelo aborrecimento de construir um sistema Linux do zero, quando poderiam apenas baixar uma distribuição Linux existente. No entanto, existem vários benefícios da construção do LFS. Considere o seguinte:

O LFS ensina para as pessoas como um sistema Linux funciona internamente
Construir o LFS te ensina sobre tudo o que faz o Linux funcionar, como as coisas funcionam juntas e dependem umas das outras. E o mais importante, como personalizá-lo de acordo com seus gostos e necessidades.

Construir o LFS produz um sistema Linux muito compacto
Quando você instala uma distribuição regular, geralmente acaba instalando um monte de aplicativos que provavelmente nunca usaria. Eles estão apenas sentados ocupando (precioso) espaço em disco. Não é difícil instalar um sistema LFS com menos que 100 MB. Isso ainda parece muito? Alguns de nós temos trabalhado na criação de um sistema LFS embarcado muito pequeno. Instalamos um sistema que dava apenas para executar o servidor web Apache; o uso total de espaço em disco foi de aproximadamente 8 MB. Com mais remoção, isso pode ser reduzido para 5 MB ou menos. Tente isso com uma distribuição regular.

O LFS é extremamente flexível
Construir LFS poderia ser comparado a uma casa acabada. O LFS te dará o esqueleto de uma casa, mas cabe inteiramente a você instalar encanamentos, tomadas elétricas, cozinha, banheiro, papel de parede, etc. Você tem a capacidade de transformá-lo em qualquer tipo de sistema que precisar, totalmente personalizado para você.

O LFS te oferece segurança adicionada
Você compilará o sistema inteiro a partir do código-fonte, permitindo assim que você audite tudo, se desejar fazer isso e aplicará todos os remendos de segurança que desejar ou precisar aplicar. Você não precisa esperar que alguém forneça um novo pacote binário que (esperançosamente) corrija uma brecha de segurança. Frequentemente, você nunca sabe realmente se uma brecha de segurança está corrigida ou não, a menos que você mesmo(a) o faça.

O que eu consigo fazer com o meu sistema LFS?

Um sistema LFS conforme o livro é bastante mínimo, mas é projetado para fornecer uma base sólida sobre a qual você consegue adicionar quaisquer pacotes que desejar. Veja o projeto BLFS para uma seleção de pacotes comumente usados.

Quem é quem: