O que é Automated Linux From Scratch?

Automated Linux From Scratch (ALFS) é um projeto que permite construir o sistema LFS automaticamente. Também permite construir pacotes a partir do livro BLFS, mas isso precisa de alguma intervenção manual.

Por que eu precisaria usar o ALFS?

Depois de ler os livros LFS e BLFS mais de duas ou três vezes, você rapidamente apreciará a capacidade de automatizar a tarefa de compilar o software que quer para teus sistemas.

O objetivo do ALFS é o de automatizar o processo de criar um sistema LFS. Ele procura seguir o livro o mais fielmente possível, extraindo instruções diretamente dos fontes XML. Essa é a razão pela qual também pode ser usado como um teste das instruções atuais do livro.

Como o ALFS está implementado?

A implementação oficial do ALFS é chamada jhalfs. Ela foi originalmente criada por Jeremy Huntwork, depois desenvolvida e mantida por Manuel Canales Esparcia, George Boudreau, Thomas Pegg e Pierre Labastie. Ela tornou-se um método leve e prático de automatizar uma construção do LFS. Ela é um conjunto de comandos sequenciais do shell Bash que usa Git e xsltproc para primeiro baixar os fontes XML do livro Linux From Scratch e depois extrair quaisquer comandos necessários, colocando-os em conjuntos de comandos sequenciais executáveis de shell. Se você ainda não tem os pacotes fonte necessários em teu sistema, o jhalfs pode buscá-los. Finalmente, jhalfs gera um Makefile que controlará a execução dos conjuntos de comandos sequenciais de shell, permitindo a recuperação caso a construção encontre um erro. Uma estrutura para usar o gerenciamento de pacotes foi adicionada por Pierre Labastie.

Devido à falta de desenvolvedores(as), o jhalfs é mantido como um lançamento contínuo. Pode ser obtido clonando-se o repositório git:

git clone https://git.linuxfromscratch.org/jhalfs.git jhalfs

Uma extensão do ALFS destinada a automatizar a construção de pacotes no livro BLFS agora está incluída no jhalfs. Ela ainda precisa de edição de alguns dos conjuntos de comandos sequenciais (cerca de 1%), principalmente quando o esquema do livro diverge do padrão, mas funciona muito bem e a maioria dos pacotes pode ser construída automaticamente.

Histórico

Antes do jhalfs, uma implementação chamada nALFS foi desenvolvida. Um projeto mais ambicioso, chamado simplesmente de alfs, foi concebido por volta de 2004, mas nunca foi concluído.

nALFS

A primeira implementação do ALFS foi nALFS por Neven Has. nALFS era um pequeno aplicativo escrito em C. Ele primeiro analisava um perfil XML que continha informações relativas ao processo de construção do LFS em uma série de comandos internos. Ele poderia então executá-los a teu critério, automatizando assim a compilação do LFS.

alfs

Existiram muitos recursos detalhados que foram solicitados para implementações do ALFS. Por causa disso, o desenvolvimento estava previsto para uma ferramenta de construção inteiramente nova que seria chamada de alfs. Eventualmente, a facilidade de uso do jhalfs empurrou o desenvolvimento do alfs para o fundo da pilha.

Quem é quem: