i. Introdução

Minha jornada para aprender e entender melhor o Linux começou em meados de 1998. Eu havia acabado de instalar minha primeira distribuição do Linux e rapidamente fiquei intrigado com todo o conceito e filosofia por trás do Linux.

Existem sempre muitas maneiras de realizar uma tarefa. O mesmo pode ser dito a respeito das distribuições do Linux. Um grande número existiu ao longo dos anos. Algumas ainda existem; algumas se transformaram em algo mais; e ainda outras foram relegadas às nossas memórias. Todas elas fazem coisas diferentemente para se adequarem às necessidades da audiência alvo delas. Devido a existirem muitíssimas maneiras de realizar o mesmo objetivo final, eu comecei a perceber que não tinha que estar limitado por qualquer uma implementação. Antes de descobrir o Linux, nós simplesmente lidávamos com problemas em outros Sistemas Operacionais como se você não tivesse escolha. A coisa era o que era, não importando se você gostasse ou não. Com o Linux, o conceito de escolha começou a emergir. Se você não gostou de alguma coisa, você seria livre, até encorajado(a), a mudá-la.

Eu tentei várias distribuições e não consegui me decidir por nenhuma. Elas eram grandes sistemas em seu próprio direito. Não era mais uma questão de certo ou errado. Tinha se tornado em uma questão de gosto pessoal. Com todas aquelas escolhas disponíveis, tornou-se aparente que não haveria um sistema que fosse perfeito para mim. Então eu me propus a criar meu próprio sistema Linux, que estaria totalmente em conformidade com minhas preferências pessoais.

Para verdadeiramente torná-lo meu próprio sistema, eu resolvi compilar tudo a partir do código fonte, em vez de usar pacotes pré-compilados de binário. Esse sistema Linux perfeito teria a força de vários sistemas sem suas fraquezas visíveis. A princípio, a ideia era bastante amedrontadora. Eu me mantive comprometido com a ideia de que tal sistema poderia ser construído.

Depois de lidar com problemas, tais como dependências circulares e erros em tempo de compilação, eu finalmente construí um sistema Linux feito sob encomenda. Era totalmente operacional e perfeitamente utilizável, como quaisquer dos outros sistemas Linux disponíveis na época. Porém, era minha própria criação. Foi muito gratificante ter montado tal sistema eu mesmo. A única coisa melhor teria sido criar cada pedaço de software eu mesmo. Essa foi a melhor coisa que se seguiu.

Conforme eu compartilhei meus objetivos e experiências com outros(as) membros(as) da comunidade Linux, tornou-se aparente que havia um interesse firme nessas ideias. Logo tornou-se claro que tais sistemas Linux feitos sob encomenda serviam não somente para satisfazer as exigências específicas dos(as) usuários(as), mas também serve como uma oportunidade ideal de aprendizado para programadores(as) e administradores(as) de sistema elevarem as (existentes) habilidades deles(as) com o Linux. Como resultado desse interesse amplo, o Projeto Linux From Scratch nasceu.

Este livro Linux From Scratch é o núcleo em torno desse projeto. Ele provê a base e as instruções necessárias para você projetar e construir seu próprio sistema. Ao tempo em que este livro fornece um modelo que resultará em um sistema que funciona corretamente, você é livre para alterar as instruções para adaptá-las às suas necessidades, o que é, em parte, uma importante parte deste projeto. Você permanece no controle; nós só damos uma mão para ajudá-lo(a) a começar na sua própria jornada.

Eu sinceramente espero que você terá um ótimo tempo trabalhando em seu próprio sistema Linux From Scratch e que aproveitará os numerosos benefícios de ter um sistema que é verdadeiramente seu.

--
Gerard Beekmans
gerard@linuxfromscratch.org