4.5. A Respeito de UPCs

Muitas pessoas gostariam de saber de antemão aproximadamente quanto tempo leva para compilar e instalar cada pacote. Devido ao Linux From Scratch poder ser construído em muitos sistemas, é impossível fornecer estimativas de tempo absolutas. O maior pacote (gcc) levará aproximadamente cinco (05) minutos nos sistemas mais rápidos, mas poderia levar dias nos sistemas mais lentos! Em vez de fornecer tempos atuais, a medida Unidade Padrão de Construção (UPC) será usada.

A medida UPC funciona como segue. O primeiro pacote a ser compilado é o binutils no Capítulo 5. O tempo necessário para compilar usando um núcleo é o que nós nos referiremos como a Unidade Padrão de Construção ou UPC. Todos os outros tempos de compilação serão expressos relativamente a esse tempo.

Por exemplo, considere um pacote cujo tempo de compilação é de quatro e meio (4,5) UPCs. Isso significa que, se o seu sistema precisou de dez (10) minutos para compilar e instalar a primeira passagem do binutils, [então] será necessário aproximadamente quarenta e cinco (45) minutos para construir esse pacote de exemplo. Felizmente, a maioria dos tempos de construção é menor que uma UPC.

As UPCs não são totalmente precisas, pois dependem de muitos fatores, incluindo a versão do GCC do sistema anfitrião. Elas são fornecidas aqui para dar uma estimativa de quanto tempo pode levar para instalar um pacote, mas os números podem variar tanto quanto dúzias de minutos em alguns casos.

[Nota]

Nota

Para muitos sistemas modernos com múltiplos processadores (ou núcleos), o tempo de compilação para um pacote pode ser reduzido realizando um “make paralelo”, seja configurando uma variável de ambiente, seja dizendo para o aplicativo make quantos processadores estão disponíveis. Por exemplo, uma CPU Intel i5-6500 pode suportar quatro processos simultâneos com:

export MAKEFLAGS='-j4'

ou construindo com:

make -j4

Quando múltiplos processadores são usados dessa maneira, as unidades UPC no livro variarão ainda mais do que normalmente aconteceria. Em alguns casos, o passo make simplesmente falhará. Analisar a saída gerada do processo de construção também será mais difícil, pois as linhas originárias de diferentes processos estarão intercaladas. Se você tiver um problema com um passo de construção, [então] retorne para uma construção de processador único para analisar adequadamente as mensagens de erro.

Os tempos apresentados aqui são baseados no uso de quatro núcleos (-j4). Os tempos no Capítulo 8 também incluem o tempo para executar os testes de regressão para o pacote, a menos que especificado o contrário.